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5 diferenças entre Marketing Tradicional e Marketing Digital



Durante a maior parte do século XX, as empresas que desejavam alcançar o seu público-alvo só podiam recorrer as Mídias Tradicionais, meios de comunicação unidirecionais, que expunham diretamente mensagens de anunciantes para as pessoas. Dentre os exemplos desse tipo de mídia encontram-se: o rádio, a televisão, as revistas, os jornais etc.


No final do século XX, surgiram as Mídias Digitais, meios de comunicação que passaram a criar uma interação entre o interlocutor, seja ele uma empresa, influenciador etc, e seu público-alvo. Talvez, o exemplo mais famoso desse tipo de mídia, sejam as redes sociais. Afinal de contas, as Redes Sociais agem como facilitadoras de novos relacionamentos.


Uma questão pode surgir nesse momento: Então a única diferença entre elas é o fato de estarem ou não conectadas à internet? E a resposta é: não. Existem outras diferenças gigantes entre esses duas mídias. Confira na sequência 5 diferenças entre o Marketing Tradicional e o Marketing Digital e porque nos dias atuais é essencial investir no digital!


1) Diferença no alcance de público-alvo nas Mídias Tradicionais e Mídias Digitais

As Mídias Tradicionais possuem a capacidade de alcançar uma quantidade muito grande de pessoas ao mesmo tempo. Porém, ela não é capaz de determinar com precisão se o público-alvo de uma empresa contratante foi atingido. Por exemplo, os anúncios mais caros do marketing tradicional hoje são na Globo, no BBB, custando alguns milhões de reais. Após cada anúncio, é feita uma pesquisa de mercado para avaliar os impactos. Ou seja, demora, não é preciso, e ainda assim, essa avaliação é feita em relação ao anúncio mais caro do Brasil, não espere a mesma coisa de uma revista menor ou mesmo do jornal da sua cidade.


Já as Mídias Digitais, conseguem alcançar uma parcela específica de pessoas, que podem ter mais interesse por determinado produto ou serviço e assim, é possível fazer conteúdo direcionado para as pessoas certas. Sim, através do marketing digital conseguimos monitorar praticamente em tempo real dados essenciais sobre sua audiência, engajamento, retenção, e muito mais, além de ser muito mais dinâmica a possibilidade de adaptação do conteúdo, podendo direcionar os esforços de forma intencional para as melhores estratégias de conteúdo orgânico e também de tráfego pago.


2) Diferença de engajamento nas Mídias Tradicionais e Mídias Digitais

Enquanto que nas Mídias Tradicionais é muito mais difícil determinar o engajamento de um determinado conteúdo, nas Mídias Digitais é exatamente o oposto. Imagine uma revista com uma publicação apenas física, impressa, voltada para o nicho de maternidade. Difícil saber exatamente quantas leitoras consumiram aquele conteúdo específico, compartilharam com as amigas etc. O que se tem é uma noção mais geral, de número de assinantes, vendagem em bancas de jornais e revistas, por exemplo.


Já nas Mídias Digitais, como exposto, esse engajamento pode ser medido em tempo real, é possível precisar exatamente qual conteúdo gerou mais retorno em detrimento de outros não tão bem sucedidos e concentrar esforços. Além disso, é possível nas redes sociais, oferecendo conteúdo de valor para seu público, estimular o engajamento de ações determinadas que podem ser interessantes e relevantes para aquele momento/objetivo/tipo de conteúdo, como direcionar para compartilhamentos, para páginas externas de vendas e muito mais. Caso você queira saber um pouco mais sobre esse assunto, leia o texto 5 motivos para sua empresa se conectar às redes sociais.


3) Diferença de linguagem nas Mídias Tradicionais e Mídias Digitais

Para que as Mídias Tradicionais possam alcançar uma grande quantidade de pessoas, elas precisam utilizar uma linguagem ampla que possua uma grande capacidade de convencimento. Assim elas falam para muitas pessoas, sem geralmente nichar especificamente em um público determinado.


Já nas Mídias Digitais, como conseguimos falar diretamente para o seu público, que identificamos através do mapeamento de personas, direcionamos a mensagem e o tom de voz para dialogar melhor com seu propósito e públicos, usando uma linguagem descontraída e inovadora para intensificar a interação entre empresa e seus seguidores.


4) Diferença de custo nas Mídias Tradicionais e Mídias Digitais

Mídias Tradicionais normalmente cobram valores elevados por minuto ou centimetragem de suas mídias, variando geralmente conforme o alcance do veículo. Já as Mídias Digitais possuem um custo proporcionalmente muito menor e o investimento pode ser escalonado, principalmente em se tratando de tráfego pago, conforme a necessidade e objetivos individuais.


5) Diferença de mensuração nas Mídias Tradicionais e Mídias Digitais

Como já abordado, as Mídias Tradicionais não conseguem direcionar um dado anúncio para um público alvo específico. Pense em um outdoor de uma escola em períodos de matrículas. De fato passarão por ali inúmeros responsáveis de filhos em idade escolar. Mas passarão muito que também não são, que não tem interesse em matricular o filho naquela escola porque é longe, porque não é o segmento adequado, a linha de ensino preferida, e por aí vai. Resultado? Boa parte do dinheiro gasta com um público sem chance de conversão. Além disso, é quase que impossível determinar quanto do público-alvo foi efetivamente atingido.


Já as mídias sociais permitem realizar diversos tipos de mensurações, desde o engajamento de seu público-alvo até o retorno sobre investimento (ROI) em tempo real da plataforma de ads utilizada em seu anúncios. Mas qual a relevância disso? Dinheiro mais bem investido, possibilidade de monitoramento e adaptabilidade da estratégia (sem esperar uma campanha inteira terminar para tanto).


Você já tinha pensado nessas diferenças e como o Marketing Digital pode ser mais estratégico para seu negócio? Acesse @tnmidiasocial e confira os nossos posts.

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