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7 métricas indispensáveis para empresas nas Redes Sociais


Que as redes sociais são necessárias para profissionais e empresas para alcançar seu público-alvo e adquirir relevância não há dúvidas. Uma boa estratégia de conteúdo é essencial, um planejamento, e também a mensuração desse resultado, para entender o que funciona melhor para sua audiência e poder constantemente adaptar e melhorar a estratégia de conteúdo.

Esses dados são mensurados através das métricas das redes sociais, seja para o conteúdo orgânico e pago. E se você pensa que as principais métricas para você entender o resultado do seu conteúdo são só curtida e comentário, você está bem enganado! Mas calma que aqui vamos explicar tudo!

O que são Métricas?

Métricas ou KPIs (do inglês Key Performance Indicator) são indicadores de desempenho utilizados para analisar a eficácia das ações realizadas. São dados mensuráveis, cujo o objetivo é revelar se suas estratégias de marketing estão sendo bem-sucedidas ou não. Em outras palavras, você consegue quantificar ou qualificar os dados obtidos das redes sociais, usar em suas estratégias de marketing e saber se elas estão surtindo o efeito desejado ou não.

Claro que para essa mensuração ser eficiente, é necessário fazer um planejamento antes, caso contrário estará tentando medir conteúdos produzidos a esmo, e que podem ter tido um bom resultado ou um resultado ruim quase que aleatoriamente, mas sem entender o porquê. A própria mensuração, tem uma lógica e deve seguir os objetivos estabelecidos para cada tipo de conteúdo.

Importância da coleta e análise de Métricas

Ok! Sabemos o que são Métricas, mas qual a importância delas?

Já vamos destacar aqui quatro benefícios essenciais de entender a parte “por detrás” do seu marketing:


1) planejar e executar uma estratégia que se aproxime de seu público;

2) compreender melhor o comportamento de seu público: que tipo de conteúdo, que formato preferem consumir, que linguagem preferem, qual meio ou rede social conquista mais atenção.

3) compreender se existe algo que não funciona na sua estratégia e fazer as adaptações necessárias;

4) fazer com que os investimentos sejam otimizados, voltando seus esforços para ações e campanhas que gerem mais resultado.

Métricas indispensáveis

À seguir, apresentaremos 7 Métricas indispensáveis para sua empresa nas Redes Sociais:

1. Engajamento nas Redes Sociais: essa métrica quantifica a interação do seu público com os seus conteúdos produzidos, e leva em consideração aquelas métricas “visíveis” logo abaixo da sua postagem, como número de curtidas (e reações no caso do Facebook), comentários, salvamento, compartilhamentos e mesmo interações e respostas com seus stories.

2. Alcance nas Redes Sociais: essa métrica quantifica o número de usuários, seguidores ou não seguidores que tiveram contato com seus conteúdos. Esse alcance pode ser tanto orgânico como obtido através de tráfego pago.

3. Retorno sobre Investimento (ROI): essa métrica revela se o investimento realizado em determinada estratégia está trazendo os resultados esperados. Para calcular o ROI, basta subtrair da sua receita o custo, dividir pelo custo e multiplicar por cem. O resultado obtido é em porcentagem, e não em números absolutos, o que facilita a comparação com outras estratégias ou momentos.

4. Click Through Rate (CTR): esse indicador mostra a taxa de cliques, impactando diretamente no custo e também na eficiência das campanhas, além de influenciar no desempenho/rankeamento de sua página em buscas orgânicas.

5. Custo de Aquisição de Clientes (CAC): essa métrica qualifica a estratégia de Marketing Digital e a própria saúde financeira de uma campanha, a partir da análise do custo para adquirir um cliente frente ao valor investido.

6. Taxa de conversão: essa métrica quantifica o número de visitantes que transformaram-se em lead.

7. Taxa de rejeição: essa métrica quantifica o número de acessos encerrados em um site, logo após abri-lo.

Qualquer estratégia de marketing precisa ter um planejamento, que determine os objetivos a serem alcançados. Periodicamente, os dados coletados precisam ser analisados, para que entender se a sua estratégia de marketing está sendo bem-sucedida ou não. Porém, é importante saber quais métricas analisar, quando e como analisar.

Então se você ainda é do time que fica vendo só o número de curtidas de seu post, lembre-se que curtida não paga boleto, mas uma estratégia bem elaborada, mensurada e validada sim!

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