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Como a Identidade Visual pode ser importante para a sua marca?


Você com certeza já acessou algum blog, site ou rede social, que as imagens, vídeos e o seu conteúdo parecem simplesmente não combinar, criando uma impressão de desorganização? Dá até uma agonia, não é mesmo? Isso acontece, normalmente, quando uma pessoa sem conhecimento em marketing tenta criar a Identidade Visual de sua marca ou sequer se importa em ter uma Identidade Visual!


Mas afinal, o que é uma Identidade Visual? E qual é a importância dela? Antes de responder a essas perguntas, gostaríamos de trazer uma reflexão: Existe algo em todas as grandes marcas que as tornam únicas. Todas elas são facilmente identificáveis e distinguíveis das demais marcas, e esse efeito é trazido por suas Identidades Visuais.


O que é Identidade Visual?

Identidade Visual engloba diversos tipos de elementos gráficos e visuais, que possuem a função de revelar os valores e posicionamentos de uma empresa ou marca.


Não existe um consenso universal sobre todos os elementos que compõem a Identidade Visual. Mas basicamente existem alguns elementos que são recorrentes, como, por exemplo, o logotipo, a tipografia, as cores e as imagens.


Esses elementos geram a identificação e individualização da marca na memória do seu público. Assim, sempre que um consumidor lembrar da marca, ele se lembrará daquilo que a torna única.


Em outras palavras, a Identidade Visual é composta por elementos gráficos e visuais, que representam a “essência” da empresa, tornando-a única no mercado e na memória de sua clientela.


Qual a importância da Identidade Visual?

Como dito, através de uma Identidade Visual bem elaborada, é possível transmitir a “essência” de uma empresa para os seus clientes. Isso a torna única, fácil de ser identificada e individualizada no mercado e na mente de seus consumidores.


Mas na verdade vai além disso! A Identidade Visual traz diferenciação dos concorrentes (a não ser que ela seja tão incrível que seu concorrente tente te copiar) conhecimento em relação a como você e sua empresa se posicionam em relação ao seu público e mercado (um dermatologista ou dentista que trabalha com Harmonização Facial pode se destacar com uma identidade de estética mais elegante e minimalista, enquanto que uma loja de roupas jovens pode comunicar melhor com seu público com uma imagem mais chamativa, criativa e divertida), além de reconhecimento pelo público.


Por fim, a Identidade Visual pode ser estratégica ainda para ajudar no aumento da credibilidade e da autoridade da marca, uma vez que ela é capaz de gerar e comunicar, ainda que de forma implícita, valores culturais da marca, além de uma maior organização e um apelo um pouco mais institucional.


Caso você ainda esteja em dúvida sobre a importância da Identidade Visual, basta pensar nas grandes marcas como, por exemplo, Mcdonalds, Coca-Cola, Apple, Google, Microsoft, etc. Temos certeza que você as identifica facilmente através de elementos visuais simples.


Isso que é branding?

O branding é um conceito ainda maior que a Identidade Visual. É toda uma visão de estratégia de comunicação, posicionamento e gestão e abrange também a Identidade Visual, mas também a Identidade de Linguagem, Sonora, e muito mais.


É como a empresa percebe o mundo a sua volta, define sua cultura e visão e quer se comunicar com seu público.


Ou seja, é um ponto mais geral e anterior que a própria definição da logomarca, ou da Identidade Visual e funciona como um verdadeiro ponto de partida para as representações gráficas dessa linguagem.


Todo negócio precisa se comunicar, diariamente, nos mais diversos canais. Para que essa comunicação reflita o espírito da marca e se alinhe com os objetivos desejados, é importante que ela seja estratégica, partindo de uma visão mais geral, do branding estabelecido, para que se estabeleça um Identidade Visual única e de sucesso.


Como você quer ser lembrado pelo seu público?

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