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Já tenho Doctoralia. Por que preciso de redes sociais?


Assim como as redes sociais, o Doctoralia é uma plataforma que conecta profissionais da saúde ao seu público, pacientes potenciais.


Sem dúvida, estar inserido no meio digital, proporciona aos profissionais de saúde a oportunidade de interagir com o seu público, tirar dúvidas e até mesmo agendar consultas.


Contudo, é preciso entender que Doctoralia e as redes sociais como Facebook e Instagram e até mesmo Youtube, tem funções um pouco diferentes, atingem públicos em momentos diferentes e o fato de já investir em Doctoralia não exclui a necessidade de possuir também redes sociais ativas e relevantes.

Abaixo, vamos explicar melhor as diferenças e vantagens de cada uma!


Vantagens de usar o Doctoralia


Uma das principais vantagens de uso do Doctaralia, por ser uma grande plataforma, é uma maior facilidade no ranqueamento orgânico no Google em uma posição um pouco melhor. Afinal, ninguém fica passando página por página no Google só para procurar por você ou seu site, e ter ferramentas orgânicas e pagas para estimular esse ranqueamento e permitir que os pacientes te achem mais facilmente é essencial!

Contudo, o Doctoralia não é e nem deve ser a única forma usada por você para aparecer no Google. É importante também ter um bom site institucional, Google Empresas bem estruturado e com avaliações de pacientes e investir também em tráfego pago, até mesmo porque nesse último ponto o Doctoralia ainda perde (e feio) para profissionais que investem em anúncio. Experimente buscar apenas pela sua especialidade e área de atuação no Google e veja que os primeiros resultados provavelmente serão de consultórios e clínicas que investem em anúncios pagos, e dificilmente de um perfil no Doctoralia. Ou seja, são estratégias que se complementam!

Além disso, o Doctoralia fornece uma série de outras funcionalidades como lembretes por WhatsApp, atalhos para agendamento de consulta, prontuário eletrônico e ferramentas de telemedicina, que são importantes para seu consultório ser mais digital.

Contudo, o Doctoralia atrai um público que já está em um momento final no funil e está procurando um profissional, ou eventualmente os seus contatos, para a marcação de consulta.

E essa é uma diferença essencial do Doctoralia para as redes sociais. Ninguém entra no Doctoralia para acompanhar seu perfil, se conectar com suas redes, conhecer você, seu trabalho, se engajar com você, querer ser atendido por você. Ele é mais institucional, objetivo, como um site. Ele é capaz de atrair um público que já precisa marcar a consulta, e nesse ponto ele é ótimo, mas o encantamento você só vai conseguir gerar nas redes sociais.


Vantagens de usar Redes Sociais


Uma das primeiras e principais vantagens das redes sociais, notadamente Facebook e Instagram, é permitir uma maior visibilidade do seu trabalho para um número maior de pessoas que se alinhem com seu objetivos e público-alvo. Seja através da própria definição das personas, linha editorial e do conteúdo produzido, como através de anúncios, é possível direcionar seu conteúdo para um número bem maior de pessoas interessadas em conhecer seu trabalho, tornando sua marca cada vez mais conhecida, em uma escala que o Doctoralia não proporciona. Nas redes sociais você também consegue mostrar um aspecto mais humanizado do seu trabalho, gerando uma empatia e conexão com seu usuário.

Além disso, as redes sociais permitem que você interaja e se engaje com seu público. Claro que uma pessoa interessada pode enviar uma mensagem para você pelo Doctoralia, mas nas redes sociais a possibilidade de conexão com esse público é muito mais intensa. As redes sociais criam a sensação de que as pessoas estão mais próximas uma das outras. Responder mensagens de seus pacientes, poderá aproximá-lo deles, como se você estivesse dizendo: você pode contar comigo, e isso tem um imenso valor para seu seguidor, paciente potencial!

As redes sociais também permitem que as demais pessoas o reconheçam como autoridade em determinado assunto, elevando a sua credibilidade. Por lá, é possível introduzir conteúdos como depoimentos, sejam textuais ou em vídeos, fotos de pacientes, sempre que permitido pelo Conselho profissional, dentre diversas outras ferramentas que ajudam na construção da autoridade, referendando seu trabalho. Um outro aspecto é a própria possibilidade de educar o público, contribuindo com conteúdos esclarecedores, com base técnica e científica, demonstrando até mesmo que uma pesquisa no Google não substitui a visita ao consultório.

Por fim, as redes sociais são ótimas ferramentas de conversão, e podemos incluir nelas ferramentas de contato direto com seu consultório, como WhatsApp, link de marcação de consulta, mapas, e até mesmo o próprio Doctoralia. Além disso, é possível desenvolver anúncios direcionados para determinadas ações como marcação de consulta por exemplo!

Assim, temos que tanto Doctoralia quanto as redes sociais são estratégias e ferramentas essenciais para o marketing do seu consultório, cada uma com suas vantagens e especificidades, que se complementam. Então, se você achava que só porque tem Doctoralia vai ter resultados com marketing, você precisa repensar a forma como quer se posicionar digitalmente, se vai meramente esperar que o paciente te busque ou se vai ser autor do seu próprio discurso, assumindo uma voz ativa no seu posicionamento.

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