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Por que usar o Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais?


A partir do surgimento das mídias digitais, os consumidores se transformaram. Enquanto que na mídia tradicional, os consumidores eram meros receptores (falamos sobre isso nesse post aqui), atualmente eles passaram a ter mais poder de escolha e formas de se comunicarem com as marcas.


Ao mesmo tempo, as empresas tem potencialmente mais acesso a conhecimentos sobre o público e o tipo de conteúdo que ele quer e pode tornar sua comunicação mais estratégica ao direcionar esforços para as dores e necessidades específicas da sua audiência.


Com isso, estratégias de Marketing de Conteúdo nas redes sociais tornaram-se cada vez mais necessárias, e vamos te mostrar abaixo o porquê.


O que é Marketing de Conteúdo?

Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo? Bem, podemos afirmar que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing, que atrai, converte e fideliza novos clientes, e engaja o público atual, utilizando a produção de conteúdos relevantes.


Em outras palavras, a produção de conteúdo, através de seus três pilares - entreter, informar e se relacionar com o seu público - poderá fazer com que a sua marca não só adquira novos clientes e admiradores, como ajuda a fidelizar a base que você já possui. Quanto mais o seu conteúdo auxiliar o seu público, maiores serão as chances dele permanecer conectado com sua marca.


Benefícios do Marketing de Conteúdo

1. Conexão com o público

Não precisamos refletir muito sobre como conteúdos podem conectar pessoas a marcas. Quantos assuntos você já se sentiu instigado a ler ou se identificou com aquilo que estava escrito? Quantas histórias já o emocionaram? Quantas vezes você buscou respostas para as suas dúvidas, seja para algo importante ou uma curiosidade boba?


Quando o Marketing de Conteúdo e Redes Sociais se unem para conectar o público a uma marca, os conteúdos produzidos tomam uma outra proporção. O público passa a interagir mais com a marca, podendo participar do conteúdo produzido, e até produzir conteúdos próprios, que ajudam a marca a adquirir maior credibilidade. Ao mesmo tempo, essa interação entre marca-público cria um vínculo mais forte entre eles, e humaniza a empresa.


Você pode ler um pouco mais sobre assunto aqui também.


2. Produzir conteúdos informativos

Será que seu público já está maduro para consumir o seu produto ou serviço ou ele ainda precisa ser educado, conscientizado?


Todos nós dialogamos o tempo todo com pessoas que estão lá na cara do gol mas também com diversas outras ainda bem no topo do funil. Para um nutrólogo ou nutricionista, por exemplo, esse último grupo seria o equivalente a uma pessoa que está insatisfeita com o próprio peso mas ainda não se matriculou em uma academia muito menos está pensando de verdade em mudar sua alimentação – bem, talvez ela tenha pensado em algumas segundas-feiras mas acabou deixando para lá.


Para a conversão acontecer, essa pessoa precisará ser educada, através de conteúdos informativos, que expliquem assuntos relevantes para as necessidades dessa audiência específica. Evidentemente, esses assuntos poderão estar ligados ao funil de compras, desde a descoberta do problema (no topo) até a decisão de compra (no fundo).


Além disso, materiais valiosos e relevantes como e-books ou uma masterclass, quando bem divulgados nas redes sociais, ajudam a gerar uma nova rede de contatos de potenciais interessados em seu trabalho e que já estão em um nível de consciência um pouco mais profundo.


3. Criar conteúdos que entretenham

A produção de conteúdos relevantes, atuais, com uma pitada de entretenimento ajuda no reconhecimento de sua marca, aumentando sua visibilidade. E aqui não estamos só falando em aproveitar as trends (embora elas também sejam importantes para a visibilidade), mas em conteúdos que sanem dúvidas comuns da sua audiência, trabalhados de forma leve, divertida, fora da caixinha, que gerem alto poder de identificação e compartilhamento.


Lembre que um dos três pilares do marketing de conteúdo, é justamente o entretenimento, e isso não implica na perda da autoridade ou seriedade. Sabemos que essa é uma dúvida comum a muitos profissionais, mas o entretenimento pode ser trabalhado de várias formas criativas, sem precisar simplesmente fazer só dancinha.


4. Fidelizar clientes

Hoje as redes sociais funcionam também como um canal de relacionamento. Atire a primeira pedra quem nunca reclamou de um serviço pelo Instagram ou Facebook. Mas se bem trabalhado pode ser um local de um relacionamento saudável e construtivo com o público.


Hoje as pessoas demandam por uma participação maior nos assuntos, temas e mesmo marcas de seu interesse, e isso é essencial para a fidelização. Tenha um diálogo ativo com seu público, estimule-o a falar, ouça, se adapte e se reinvente. Lembre que não é sobre você ou sua marca, é sobre o público, o que ele precisa, e como você pode ajudar.


Assim, você tem boas chances de converter e também que aqueles clientes que adquiriram um produto e/ou serviço retornem.


5. Autoridade nas redes sociais

Produzir conteúdos informativos relevantes, que eduquem o mercado, e divulgá-los nas redes sociais é uma forma eficiente de mostrar os seus conhecimentos para o seu público. Isso, poderá torná-lo referência em determinado assunto, ou seja, uma autoridade.


Assim, você consegue agregar mais valor ao trabalho efetuado e inclusive passar a cobrar mais por seu produto ou serviço. Confira aqui 4 dicas para te ajudar a produzir esse tipo de publicação.


O marketing de conteúdo é um verdadeiro ímã natural de atração de pessoas, além de funcionar como estratégia de relacionamento, fidelização, autoridade e conversão.


Vamos concordar que hoje em dia simplesmente promover sua marca e tentar anunciar aos quatro ventos que seu produto ou serviço é o melhor já não é mais suficiente nem convence ninguém.


O que você precisa é fazer o usuário das redes sociais perceber sua marca como a melhor, por atender e sanar dúvidas e despertar desejo através do conteúdo produzido.



Isso é o que o marketing de conteúdo faz! Para saber mais, acesse @tnmidiasocial e confira os nossos posts.

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